Uma gruta com águas subterrâneas azuis e cristalinas
Publicado em 26 de outubro de 2021

Águas subterrâneas: principais conceitos e legislações

As águas subterrâneas são de grande importância para a humanidade, pois são uma reserva disponível de água potável para abastecimento público. Além disso, alimentam a vegetação em período de estiagem, garantindo a manutenção da biodiversidade do planeta. Neste artigo, a Trial Ambiental revela alguns conceitos por trás deste objeto de estudo e apresenta as legislações que orientam a gestão de recursos hídricos no Brasil. Confira!

O que são águas subterrâneas?

As águas subterrâneas são recursos hídricos encontrados embaixo do solo, entre as rochas e fissuras. Elas constituem os aquíferos – reserva de grande volume de água infiltrada nos poros existentes no subsolo. Através da água presente nos aquíferos que se formam as nascentes de diversos cursos d’água.

As águas subterrâneas são abastecidas pela chuva e alimentam os rios, lagos, mangues e pântanos. Sua formação funciona da seguinte maneira: no período de chuvas, a água escoa pela terra e se deposita nesses reservatórios. Depois, eles liberam a água para abastecer os sistemas aquáticos, principalmente na época da seca.

Em muitas regiões do Brasil, as águas subterrâneas são extraídas por poços tubulares e utilizadas por indústrias, comércios e condomínios. Inclusive, alguns dos maiores aquíferos do mundo estão no Brasil, como o Guarani e o Amazonas.

Desperdício e poluição

Como as águas dos aquíferos escoam mais lentamente que as dos rios, elas são mais difíceis de serem despoluídas.

O uso de agrotóxicos, defensivos químicos e inseticidas no meio rural pode contaminar as águas subterrâneas. Por outro lado, nas áreas urbanas, a contaminação se dá pelo descarte irregular do lixo em lixões a céu aberto, indústrias e outros empreendimentos que armazenam, manipulam e comercializam produtos químicos.

Além disso, as águas subterrâneas têm papel fundamental em áreas onde ocorrem problemas de estresse hídrico, seja pela falta de água potável ou pela incompetência do serviço de tratamento de água.

Por isso, é muito importante que a gestão consciente do uso seja posta em prática por todas as entidades que se beneficiam deste recurso hídrico.

Legislações aplicáveis à gestão de águas subterrâneas

Lei das Águas

A Lei Federal 9.433/97, conhecida como Lei das Águas, garante o direito de todos os brasileiros ao acesso à água.

O Art. 12 determina que apenas o órgão gestor de recursos hídricos de cada estado pode dar autorização para construir poços e a outorga para fazer uso da água subterrânea.

A Outorga de Recursos Hídricos é uma autorização necessária para quem quiser utilizar a água diretamente dos corpos d’água. Para consegui-la, é preciso cumprir várias exigências e condições que buscam garantir a qualidade e controle na utilização das águas.

Quem deve solicitar a outorga?

A outorga deve ser solicitada por pessoas e empresas que:

  • façam uso da água dos rios ou reservatórios;
  • lancem resíduos — inclusive empresas de abastecimento e saneamento;
  • perfurem poços para extração de água;
  • realizem obras que alterem a quantidade ou qualidade do corpo hídrico;
  • realizem atividades como piscicultura em tanques-redes.

Quem concede a outorga?

As águas subterrâneas são domínios estaduais. Ou seja, os órgãos gestores de recursos hídricos de cada Estado são responsáveis por emitir a outorga. Logo, a concessão da autorização depende da localização e da natureza de cada corpo d’água. Para que a outorga seja emitida, as águas subterrâneas precisam ter sua nascente e foz dentro do território de cada Estado.

Outras normas

Como já dissemos, cada Estado possui um órgão ambiental e uma legislação própria sobre a gestão de recursos hídricos subterrâneos. Veja as principais normas aplicáveis a alguns estados brasileiros:

Conte com a Trial Ambiental!

Precisa de ajuda profissional para fazer a gestão de recursos hídricos no seu negócio? A Trial, empresa de engenharia ambiental, pode te ajudar!

Somos especialistas em planejar e executar serviços associados na área ambiental. Fazemos a coleta, análise e relatório de monitoramento de águas subterrâneas para diversos tipos de empreendimentos em todo o Brasil. Além disso, oferecemos outros serviços, como:

Conte com o nosso serviço de consultoria ambiental e garanta soluções completas para o seu negócio! Entre em contato conosco e peça um orçamento!