Engenheiro ambiental coleta amostra de água para fazer o Gerenciamento de Áreas Contaminadas
Publicado em 26 de outubro de 2021

Gerenciamento de Áreas Contaminadas: entenda as suas etapas!

As áreas contaminadas são geradas por vazamentos, acidentes de produtos e materiais ou disposição de resíduos que impactam o solo, subsolo e água subterrânea, tornando-os impróprios para o uso. Para garantir seu correto estudo e recuperação, deve ser feito um processo chamado Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Neste artigo, a Trial Ambiental explica todas as etapas deste procedimento. Confira!

Conheça as etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas

1- Avaliação Ambiental Preliminar

A primeira etapa do Gerenciamento de Áreas Contaminadas tem o objetivo de levantar os dados disponíveis, como equipamentos, produtos armazenados e resíduos gerados.

Além disso, busca caracterizar as atividades desenvolvidas anteriormente e atualmente na área que está sob avaliação. Assim, é possível identificar espaços suspeitos e potencialmente contaminados, de acordo com o estudo realizado.

Para saber mais detalhes sobre o serviço de  avaliação preliminar, acesse o link e leia nosso artigo.

2- Investigação Confirmatória

A segunda etapa tem a finalidade de confirmar a existência da contaminação. Para isso, são realizadas várias atividades, como: sondagem e amostragem de solo, coleta de água subterrânea e instalação de poços.

A partir das análises laboratoriais, é realizado um estudo sobre as amostras coletadas. Confirmada a presença de contaminação no local, então parte-se para a investigação detalhada.

3- Investigação Detalhada

A terceira etapa visa determinar a extensão total da contaminação. Nesse contexto, são observados diversos aspectos sobre o agente contaminante e o local afetado, como a concentração de substâncias químicas e caracterização do meio físico. Para isso, novas coletas de amostras e análises laboratoriais são necessárias.

4- Avaliação de Risco à Saúde Humana

A quarta etapa tem o propósito de verificar a existência de prejuízos à saúde dos receptores. Além disso, quantificam-se as concentrações máximas aceitáveis dos contaminados identificados aos seres humanos. Assim, estabelecem-se as metas de remediação.

5- Remediação Ambiental

A quinta etapa visa a recuperação de uma área contaminada por meio de processos físicos, químicos e biológicos. Nesta fase, é realizado o Plano de Intervenção de modo a garantir um reuso consciente e saudável da área reabilitada no futuro.

6- Monitoramento Ambiental

Após o encerramento da remediação ambiental, é necessário o monitoramento da área por um determinado período, de forma a comprovar o alcance das metas estabelecidas.

A TRIAL é especialista no Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Precisa de ajuda profissional para planejar e executar o Gerenciamento de Áreas Contaminadas da sua empresa? Conte conosco! A Trial é uma empresa de engenharia ambiental que oferece soluções completas para todo o Brasil. Como investigação ambiental, avaliação preliminar e remediação ambiental.

Nosso serviço de consultoria ambiental é o que você estava procurando para se adequar às questões ambientais!

Entre em contato conosco e peça um orçamento!