Monitoramento Ambiental Qual Importancia Para Sua Empresa
Publicado em 06 de fevereiro de 2022

Monitoramento ambiental: qual importância para sua empresa?

A cada dia que passa ouve-se falar nos jornais e noticiários que o nosso planeta vem sofrendo alterações. E a maior parte dessas mudanças é maléfica para todo mundo que aqui habita. Dessa forma, o monitoramento ambiental é uma parte essencial das empresas. No artigo de hoje, a Trial fala mais sobre a sua importância, onde se aplica e principalmente o motivo de se preocupar com ele. Continue lendo e entenda. 

Entendendo os conceitos do monitoramento ambiental

O que é?

O monitoramento ambiental é uma ferramenta de gestão e acompanhamento da qualidade ambiental. O seu principal objetivo é avaliar os impactos das ações humanas no meio ambiente. Ele é previsto na Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), regulamentada pela Lei Federal nº. 6.938/1981, além de ser parte obrigatória para manter as licenças ambientais e o sistema de gestão ambiental.

Algumas empresas dos setores de mineração, rodovias e ferrovias, tratamento de resíduos e estação de tratamento de água estão sujeitas ao licenciamento ambiental. Isso porque elas realizam atividades que podem causar danos ao meio ambiente. Dessa forma, o Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama nº 237/1997 estabeleceu que essas empresas precisam estar de acordo com todas as regras do  monitoramento ambiental. O objetivo é justamente verificar todo e qualquer acontecimento da empresa a fim de prever riscos evidentes tanto às pessoas como para qualquer ser vivo nas regiões afetadas.

Como é realizado o monitoramento ambiental?

Em primeiro lugar, a empresa tem que recolher dados e destinar uma área para o acompanhamento contínuo das variáveis ambientais. Depois disso, é realizado o monitoramento dos poluentes assim como a extração ilegal da matéria-prima. A partir da reunião dos dados, o responsável identifica e avalia as condições dos recursos naturais do local que a empresa está situada. Depois disso, com análise em mãos, é possível fazer previsões para o futuro com formas de evitar a deterioração do meio ambiente em longo prazo. Lembrando que tudo depende do tipo de monitoramento realizado.

Mas não é só isso. Além de melhorar a relação da empresa com o futuro do planeta, esse monitoramento ajuda a todos os colaboradores e responsáveis a compreender o resultado das ações do homem com o meio ambiente. Sendo assim, é essencial ter programas e recursos financeiros para manter o devido equilíbrio ecológico. Existem casos de empresas que por causa do monitoramento ambiental foram além e conseguiram recuperar determinadas áreas. Elas conseguiram implantar ações de preservação ecológica visando efeitos imediatos e em longo prazo.

Rede de monitoramento

Geralmente o monitoramento ambiental é realizado em vários locais. Esse processo é denominado rede de monitoramento. Dessa forma é mais fácil captar dados comparativos qualitativos ou quantitativos. Além disso, é mais assertivo na hora de tomar decisões para traçar projetos de preservação ambiental. Isso pode ser desenvolvido em áreas, com abrangência local, regional, nacional e internacional.

Quais os tipos?

Para que tudo funcione, existem alguns métodos de monitoramento ambiental. Cada um deles é usado em situações específicas. Dependendo do caso, podem ser mesclados. Tudo depende do objetivo que se deseja ser alcançado. A Trial Engenharia Ambiental trabalha com alguns tipos de monitoramentos específicos como: 

Monitoramento ambiental  de águas subterrâneas e superficiais 

Esse tipo de monitoramento realiza as avaliações periódicas dos recursos hídricos. Como algumas atividades podem alterar a qualidade da água, seu principal objetivo é mensurar as propriedades físicas, químicas ou biológicas. Todas as ações são feitas para melhorar a qualidade da água da região. Se identificada alguma restrição legal é preciso fazer o monitoramento para proporcionar medidas de adequação às regulamentações ambientais.

Esse tipo de monitoramento ambiental é realizado nas seguintes situações:

  • caso haja ampliação das atividades de uma empresa;
  • com a construção de novos empreendimentos;
  • quando existe um projeto já estabelecido (para controlar a emissão de resíduos/efluentes). 

Monitoramento do ar

Já o monitoramento ambiental da qualidade do ar pode ser usado tanto no diagnóstico das áreas de influência antes da instalação de uma nova empresa como na avaliação de impactos nas etapas de implantação e operação do empreendimento.Geralmente, ele é realizado nas regiões do entorno do empreendimento poluidor seguindo todas as resoluções e requisitos legais aplicáveis.

A Trial é a solução em engenharia ambiental para sua empresa!

Agora que você já sabe a importância do monitoramento ambiental a Trial pode te ajudar ainda mais! Já são mais de 1500 investigações ambientais realizadas e mais de 10 anos de experiência. 

Oferecemos soluções em avaliação ambiental preliminar, remediação ambiental, auditoria ambiental de conformidade legal , descomissionamento ambiental e muito mais. Entre em contato e solicite um orçamento.