Na imagem vemos uma floresta com símbolo de reciclagem representando o que é Plano de Intervenção
Publicado em 03 de agosto de 2021

O que é Plano de Intervenção? Entenda seu papel na recuperação de áreas contaminadas

Você já parou para pensar se os processos industriais da sua firma estão contribuindo para contaminar o solo ou a água? Este é um questionamento válido que, infelizmente, muitos gestores esquecem de fazer. Mas, com o auxílio da consultoria ambiental é possível identificar os locais que sofrem com a poluição causada pela sua empresa para, então, adotar medidas de recuperação adequadas. Neste artigo, explicamos o que é Plano de Intervenção, uma das etapas mais importantes deste serviço. Continue lendo para entender mais a respeito deste documento e a sua importância para o gerenciamento ambiental!

O que é Plano de Intervenção?

O Plano de Intervenção Ambiental é um documento técnico composto por um conjunto de medidas de recuperação de uma área contaminada. Geralmente, apresenta as ações de remediação do local e o nível de regeneração de forma bem detalhada. Seu objetivo é auxiliar na reabilitação de um terreno contaminado, a fim de reduzir ou eliminar os danos.

Em suma, uma área pode ser contaminada por diferentes vias: pelo solo, pela água ou pelo ar. A contaminação se dá pelo lançamento de substâncias poluentes nesses locais, causando graves prejuízos à saúde da população e ao meio ambiente.

Quando é feito?

A concepção do Plano de Intervenção ocorre após a Investigação Ambiental Detalhada e estudos de Avaliação de Risco à Saúde Humana. Estes três processos fazem parte do Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

Após o plano, as medidas de remediação são postas em prática e a área é recuperada. Em seguida, os gestores ambientais realizam o monitoramento do local para comprovar a eficiência do serviço. Por fim, o órgão ambiental é responsável por emitir um Termo de Reabilitação para Uso Declarado e autorizar a utilização do terreno no futuro.

Como o Plano de Intervenção é feito?

O Plano de Intervenção deve ser elaborado conforme as diretrizes da NBR 16784-1:2020. O documento deve possuir alguns componentes básicos, bem como seguir todas as etapas. Veja o que deve conter obrigatoriamente no plano, a seguir.

Componentes

  • Mapa de intervenção;
  • cronograma de implantação;
  • cronograma de operação;
  • projetos de remediação;
  • monitoramento dos resultados;
  • definição de pontos de conformidade.

Quais são as etapas do Plano de Intervenção?

1. Definição dos objetivos

A primeira etapa é definir os objetivos do projeto e o que deve ser considerado para alcançá-los. É importante que o propósito esteja alinhado com a fase anterior do plano, relativa à avaliação de risco à saúde humana. Para reabilitar uma área contaminada, por exemplo, é preciso controlar os riscos e fontes de contaminação.

2. Escolha das medidas de intervenção

A segunda etapa consiste em definir as ações necessárias para atingir o objetivo. Assim, é possível escolher medidas de remediação, de controle institucional, de engenharia ou emergenciais. Vale ressaltar que as ações podem ser propostas em conjunto ou de forma isolada. Para isso, é preciso fazer uma compilação e análise de dados existentes.

3. Seleção das melhores técnicas

A terceira etapa do Plano de Intervenção refere-se à seleção de técnicas especiais para cada medida de intervenção. As mais comuns são sistemas de remediação multifásico, oxidação química in situ, pump and treat, air sparging e soil vapor extraction (sve). Para eleger o melhor método, é preciso avaliar a disponibilidade, custo, consequências da aplicação, histórico de uso, tempo necessário, entre outros.

4. Descrição do Plano de Intervenção

A última etapa do plano é reunir todas as informações coletadas nas fases anteriores. O responsável legal e responsável técnico deve agrupar e especificar os itens em um documento bem escrito e detalhado. Então, a documentação estará pronta para ser entregue ao órgão ambiental competente.

Precisa de ajuda? A Trial Engenharia Ambiental é a solução!

Precisa fazer um Plano de Intervenção? Conte com os profissionais da Trial Engenharia Ambiental para elaborar o documento ideal para as suas necessidades! Nossa equipe tem o know-how necessário para criar um planejamento ambiental seguro e eficaz para o seu negócio. São mais de 10 anos oferecendo os melhores serviços e soluções na área ambiental. Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!

Este artigo foi útil? Leia mais sobre o assunto em nosso blog!