No Brasil, no dia 14 de agosto comemora-se o Dia do Controle da Poluição Industrial. A data traz a luz da reflexão sobre o perigo da contaminação do ecossistema causada pelas grandes indústrias. Além de ser prejudicial à natureza, a poluição afeta a saúde humana e causa sérios problemas de saúde. Sendo assim, é importante que empresas de diversos setores adotem medidas internas para diminuir a emissão de poluentes na natureza. Quer saber como fazer isso na sua companhia? Leia este artigo até o fim!
A poluição industrial caracteriza-se pela emissão de resíduos poluentes na natureza proveniente das atividades de uma empresa. Ou seja, os processos produtivos são os grandes responsáveis por lançar substâncias tóxicas no ar, na água, na floresta, etc. Geralmente, as empresas poluem o meio ambiente das seguintes formas:
A alta concentração de gases tóxicos na atmosfera pode causar graves consequências à saúde humana e ao meio ambiente. Os gases mais nocivos são monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx), entre outros. Os principais danos atrelados à poluição industrial são:
Agora que você já entendeu o que é poluição industrial e suas consequências, é preciso pôr algumas medidas de prevenção em prática. A boa notícia é que sua empresa pode implementar regras para reduzir o nível de poluição sem afetar seu processo produtivo. Confira as melhores ideias que a Trial Engenharia Ambiental separou para você!
A primeira dica para reduzir o índice de poluição industrial é evitar o uso de energia não renovável, ou seja, que tende a esgotar com o uso exagerado. É o caso do petróleo, carvão e gás natural. Estes elementos podem ser substituídos por energia infinita, como a solar, eólica e hídrica. Além de não desaparecerem ao longo do tempo, as fontes limpas ainda contribuem para reduzir a conta da energia elétrica.
A grande quantidade de resíduos gerados dentro das empresas é uma das principais causas de poluição industrial. Afinal, a decomposição do lixo libera gás carbônico (CO2) para a atmosfera, contribuindo para o efeito estufa e outros danos. Desse modo, torna-se imprescindível ter uma gestão de resíduos e cultura de reciclagem dentro da empresa. Você pode incentivar os funcionários a separar os resíduos corretamente e enviá-los para os centros de reciclagem, oferecendo, assim, um melhor destino para os resíduos gerados.
Os resíduos perigosos, como produtos químicos e materiais tóxicos, devem obrigatoriamente serem destinados conforme as legislações estabelecem. Chumbo, mercúrio e cloro são alguns exemplos de elementos que precisam de um destino adequado. Se forem descartados na natureza, podem causar intoxicação, contaminação e outros danos severos à população. Nesse caso, indicamos que recorra à Secretaria do Meio Ambiente do Estado para solicitar uma lista de pontos de coleta de lixo eletrônico mais próximos à sua companhia.
Não deixe o Dia do Controle da Poluição Industrial passar despercebido! Mude as suas atitudes ainda hoje e incentive os funcionários da sua empresa a fazerem o mesmo. A Trial Engenharia Ambiental sabe que não é tão simples adotar novos hábitos para uma gestão mais sustentável. Por isso, realizamos projetos na área ambiental para te auxiliar nessa missão. Com a nossa consultoria ambiental, você tem acesso a:
Entre em contato conosco e veja como nós podemos ajudar sua empresa a ser mais sustentável!
Estamos em busca de um profissional comprometido, proativo e com sólido conhecimento na área ambiental…
Pelo fato deste verão ser considerado um dos mais quentes dos últimos anos, a segurança…
Escadas são ferramentas essenciais, mas seu uso inadequado pode levar a acidentes graves. Esta edição…
Como você já sabe, aqui no Grupo Trial a segurança de nossos colaboradores é prioridade…
No Grupo Trial, a segurança de nossos colaboradores é prioridade absoluta. Conheça um pouco mais…
Nós do Grupo Trial valorizamos a jornada dos nossos colaboradores. Uma das nossas ações nesse…