Vemos uma engenheira preparando a reabertura de empresas.
Publicado em 01 de setembro de 2021

Reabertura de empresas: como retomar as obras paradas na pandemia?

A pandemia do coronavírus afetou as atividades de todos os setores da economia. No ramo da construção civil não foi diferente. A necessidade do isolamento social culminou na paralisação das obras e gerou atrasos na entrega de projetos. Hoje, a reabertura de empresas possibilitou a retomada de construções paradas e a renovação da economia. Neste artigo, abordaremos alguns pontos importantes para promover um retorno seguro das obras. Acompanhe!

Saiba como retomar as obras durante a reabertura de empresas

O atual momento de reabertura de empresas é uma ótima oportunidade para retomar aquela construção ou reforma que estava parada há meses. Mas antes de voltar com o projeto com força total, é preciso verificar alguns detalhes que podem fazer diferença no resultado final. Veja na sequência os principais tópicos que merecem sua atenção!

Plano de ação

A gestão das obras atrasadas deve ser embasada em um planejamento por etapas. O plano de ação precisa conter informações importantes, como metas, objetivos, etapas e atividades. Indica-se a montagem de um cronograma para apresentar tudo o que será feito em cada fase do trabalho.

Após a paralisação da obra, é válido verificar se houve manutenção no local durante os meses de inércia. O ideal é que tenham ocorrido as seguintes atividades: inspeção regular, monitoramento contínuo e manutenção preventiva.

Neste primeiro momento, é muito importante redefinir os prazos. As datas de retorno e finalização da obra precisam ser estipuladas de acordo com o novo cronograma e devem constar no documento. Além disso, pode ser necessário verificar alguns pontos, como locação de equipamentos e instalações hidráulicas e elétricas.

Renovação da estratégia

A reabertura de empresas nos faz pensar também no plano inicial das obras. Depois de meses de suspensão, é provável que o planejamento original não seja tão eficaz como antes. Afinal, muitos problemas podem ter acontecido no canteiro de obras, como a perda de materiais e defeitos no maquinário. Verifique orçamento, cronograma e etapas quantas vezes forem necessárias para alinhar todos os pontos!

É preciso observar as mudanças que ocorreram desde o início das obras até o momento atual. Dependendo da situação, será preciso fazer algumas alterações com o intuito de evitar prejuízos. Nesse caso, repensar a estratégia e propor novas ideias é a melhor solução!

Medidas preventivas contra a Covid-19

Assim como aconteceu com a reabertura de empresas, a retomada de obras também precisa se adequar ao “novo normal”. Nesse caso, estamos falando de um cenário onde a prevenção ao coronavírus é o principal objetivo. Para diminuir o contágio entre os profissionais do canteiro de obras é preciso adotar algumas medidas sanitárias, como:

  • trabalho remoto – adoção do modelo home office para os colaboradores que trabalham em escritório;
  • turnos diferentes – jornadas de trabalho mais flexíveis e com alternância de horário;
  • uso de máscara – fiscalização e incentivo ao uso correto de máscara de proteção;
  • procedimentos de higienização – disponibilização de água, sabão neutro e álcool 70% para lavagem e desinfecção das mãos;
  • equipamentos de proteção individual – uso e higienização de EPI’s;
  • medição de temperatura – uso de termômetro com sensor infravermelho para medir a temperatura dos funcionários;
  • distanciamento social – evitar aglomerações e manter distância de, no mínimo, um metro entre os trabalhadores. 

Conte com a Trial Engenharia!

Está pensando em retomar a obra do seu negócio? Aproveite a reabertura de empresas e volte a construir seus projetos hoje mesmo! A Trial Engenharia Civil é especialista na execução de obras civis convencionais em todo o Rio de Janeiro. Nossa equipe é altamente qualificada e treinada para concluir sua construção com máxima eficiência!
Nossa empresa de engenharia civil do RJ também oferece projetos em Steel Frame, estrutura metálica e outros serviços!

Para dúvidas e orçamentos, entre em contato conosco.

Este artigo lhe foi útil? Leia outros conteúdos exclusivos em nosso blog!