mãos unidas em volta de um broto de planta simbolizando o consumo consciente na empresa
Publicado em 06 de outubro de 2021

Conheça 5 formas de implementar o consumo consciente na empresa

O Dia do Consumo Consciente é celebrado no Brasil no dia 15 de outubro. A data foi criada pelo Ministério do Meio Ambiente em 2009, com o intuito de alertar a população para os problemas socioambientais causados pelo consumo desenfreado. Aliado a isso, podemos observar a necessidade que as organizações atuais têm de se adequarem aos novos hábitos sustentáveis. Neste artigo, a Trial Engenharia Ambiental apresenta alguns princípios que você, enquanto gestor, pode adotar para implementar o consumo consciente na empresa. Acompanhe!

Saiba como estimular o consumo consciente na empresa!

1- Fornecedores engajados com a causa ambiental

O consumo consciente deve ser estimulado em todas as esferas da sua empresa, começando pelos fornecedores. Nesse sentido, é preciso encontrar parceiros éticos que promovem políticas sustentáveis em sua missão empresarial. Assim, você terá a certeza de que está adquirindo insumos de organizações com valores parecidos com os seus.

2- Uso de energias renováveis

Uma ótima maneira de adotar o consumo consciente na empresa é economizar energia elétrica. Para isso, é indicado o uso de energias renováveis, como solar, eólica e hídrica. Um exemplo é a instalação de painéis solares para captar a luz do sol e gerar energia fotovoltaica. Desse modo, é possível não apenas iluminar os ambientes, como também aquecer água de piscinas e banheiras.

3- Redução do consumo de água

A exploração de recursos hídricos é um dos maiores impactos ambientais causados pelas organizações. Para reduzir o consumo de água, uma boa saída é utilizar sistemas inteligentes para usufruir melhor deste recurso. A instalação de tubulações no telhado é ideal para captar água da chuva e aproveitá-la em tarefas simples, como na descarga dos banheiros.

4- Preferência por materiais sustentáveis

Como já dissemos, o consumo consciente na empresa pode ser promovido por meio da substituição de produtos poluentes por materiais sustentáveis. Por exemplo: trocar as toalhas de papel utilizadas nos banheiros por um secador de mãos automático. Ou, ainda, eliminar os copos descartáveis e incentivar o uso de copos e canecas de vidro.
Esses pequenos hábitos ajudam a reduzir o índice de poluição industrial causado pela sua empresa.

5- Coleta seletiva e reciclagem

Os princípios do consumo consciente na empresa são reduzir, reutilizar e reciclar. Este último diz respeito à submissão do lixo que seria desperdiçado a um tratamento que visa a sua reutilização. Desse modo, é possível reaproveitar uma série de resíduos e dar uma nova utilidade a eles. Incentive a reciclagem de materiais, como papel, plástico, vidro e metais. Em contrapartida, resíduos orgânicos podem virar adubo.

Além da reciclagem, você pode instituir um sistema de coleta seletiva dentro da firma. Ou seja, basta separar os descartes em lixeiras específicas para cada tipo de material. É possível separá-los entre resíduos úmidos e secos ou entre recicláveis e orgânicos. Assim, o processo de coleta e reciclagem é realizado pelas cooperativas especializadas de forma mais rápida.

Conte com uma consultoria ambiental!

Ainda está em dúvidas sobre como implementar o consumo consciente na empresa? A Trial Engenharia Ambiental pode te ajudar! Nossa empresa de consultoria ambiental pode criar um projeto exclusivo para lidar com as demandas ambientais do seu negócio. Nossos serviços associados incluem coleta de resíduos sólidos recicláveis, tratamento e destinação final de efluentes industriais, entre outros processos.

Entre em contato conosco e veja como nós podemos ajudar sua empresa a ser mais consciente ambientalmente!

Gostou deste artigo? Visite nosso blog e leia mais conteúdos exclusivos sobre o assunto!